3hr
Tour Específico
30 pessoas
Português
COMPLEXO HIDRELÉTRICO
Detalhes
O Roteiro Paulo Afonso inclui os principais atrativos turísticos da Ilha de Paulo Afonso, Monumentos Históricos, Balneários, Praças e Parques, Cânion do São Francisco, Complexo Hidrelétrico, além de uma arquitetura deslumbrante única no mundo. É um roteiro turístico, técnico e histórico, podendo vislumbrar desde uma casa de máquinas subterrânea, da vegetação nativa preservada até a primeira usina hidrelétrica do nordeste.
Percurso
O passeio inicia no Núcleo de Atendimento ao Turista após liberação do voucher de acesso.
1ª Parada: Monumento O touro e a Sucuri
Esculpido em bronze pelo baiano Diocleciano Martins de Oliveira, esta obra representa a principal e maior obra da engenharia civil brasileira nos anos 50 do século XX, o fechamento do Rio São Francisco, para construção da usina Paulo Afonso I. Representa o “domínio do homem sobre a natureza”.
Neste local é apresentado uma parte da história do início da construção da cidade e do Complexo Hidrelétrico.
2ª Parada: Drenos de areia
Possui mirantes de onde se pode ver o Cânion do Rio São Francisco, com seus paredões de até 90 metros de altura, a arquitetura com aproveitamento de pedras e os jardins que humanizam a estrutura da Barragem.
Neste local é apresentado o diferencial da construção da primeira barragem em função da sua estrutura de concreto, suas comportas e sistemas de drenagem, que a torna única como bacia de decantação e não somente de acumulação.
3ª Parada: Casa de Máquinas da Usina Paulo Afonso III
No complexo hidroelétrico das usinas Paulo Afonso I, II e III, penetra-se numa galeria subterrânea cavada na rocha, até onde se pode ver os geradores de energia, tudo parecendo o cenário de um filme de ficção científica. Do lado de fora da casa de máquinas encontra-se além dos transformadores de 230 mil volts, a ponte metálica onde foram gravadas as cenas do final da novela Senhora do Destino, de onde se jogou a malvada Nazaré Tedesco. Também encontramos mirantes para visualizar mais de perto o monumental cânion do Velho Chico.
Neste local, considerado como a parte técnica da visita, será apresentado um resumo do funcionamento de uma hidrelétrica, os geradores, transformadores, linhas de transmissão, e um comparativo com as demais formas de energia elétrica.
4ª Parada: Ilha do Urubu
Após cruzar nove pontes, chega-se na Ilha do Urubu, que na sua formação rochosa tem um mirante localizado em frente à cachoeira (só poderá ser vista em épocas de cheia do rio), onde pode ser vista a Usina Angiquinho, a 1ª hidrelétrica construída no nordeste inaugurada em 1913, por Delmiro Gouveia. No local também se encontra carroções e troles utilizados na construção da usina Angiquinho, além da placa alusiva a visita do Imperador Dom Pedro II em 1859.
Considerado como sendo a parte histórica da visita, aqui serão apresentados um pouco da história do pioneiro Delmiro Gouveia, da primeira usina hidrelétrica do Nordeste e da Cachoeira de Paulo Afonso.
5ª Parada: Parque do Belvedere
O Parque do Belvedere, também conhecido como jardim dos namorados, envolvido por árvores, arbustos e flores que se encontram com o lago das usinas, com águas calmas e brisa fresca que tornam o lugar bem aprazível. É bastante utilizado pelos moradores da cidade para realização de pique niques e lazer para crianças.
Durante a visita poderão também serem abordados assuntos de interesse da escola, os quais não foram descritos no roteiro.
Incluso
Não Incluso
Opcionais
No percurso existem lojas de artesanatos e bombonieres:
Custos e Reservas
Deixe um comentário